Geral

Autora de redação nota mil do Lá Vem o Enem diz que resultado é construído ao longo do ano


Vitória Campos tem 17 anos e quer cursar cinema e audiovisual. Depois de bater na trave várias vezes, diz perceber que a nota máxima só é possível com persistência e preparação contínua. Vitória Campos tem 17 anos e chegou à nota mil na reta final de preparação
Arquivo Pessoal
Vitória Campos tem 17 anos, é paraibana e está se preparando para o seu primeiro Enem para valer. Já fez a prova duas vezes por treino, mas justo agora, na reta final de sua preparação, conseguiu um feito inédito para ela: recebeu nota mil na redação que fez sobre “cultura do cancelamento” na plataforma para correção de textos do projeto Lá Vem o Enem 2020. Um resultado que, segundo a estudante, é fruto de um processo que foi sendo construído ao longo do tempo de estudos e preparação.
“Foi uma surpresa. Minhas notas chegavam quase próximas ao mil, mas nunca conseguia chegar lá. Isso me ensinou algo que há muito tempo eu não conseguia enxergar: quem tira mil não passa o ano todo tirando essa nota, é um processo de construção e correção que nos leva à nota máxima”, pontua Vitória.
A jovem pretende cursar cinema e audiovisual. E, para tanto, estuda entre cinco e seis horas todos os dias, de segunda-feira a sábado. Preferencialmente no turno da tarde. “É quando eu me sinto mais produtiva”, justifica. Nos cinco primeiros dias da semana, passa e repassa o conteúdo das provas. No sábado, realiza simulados. E foi numa dessas simulações que produziu a redação nota mil.
Acesse a plataforma de correção de redações do Lá Vem o Enem
Último tema é ‘Os desafios do mercado de trabalho para o jovem’
O serviço de correção de redações é oferecido gratuitamente pelo Jornal da Paraíba, em meio a uma série de iniciativas da Rede Paraíba de Comunicação, que conta com conteúdos produzidos também pelo G1 Paraíba, TVs Cabo Branco e Paraíba e CBN Paraíba. Para Vitória, não há dúvidas de que o projeto foi importante para ela.
“A plataforma, além de ser acessível para boa parte dos estudantes, por ser gratuita, disponibiliza temas importantes e que valem a pena pensar. Além disso, os comentários dos corretores são úteis e nos ajudam a não errar mais na próxima vez”, opina.
Sobre a prova que está chegando, ela se diz calma para realizá-la. Não foi sempre assim, claro. Em meio à pandemia, chegou a ficar muito ansiosa por não saber se conseguiria ver todo o conteúdo a tempo. Mas agora, analisa, está mais focada.
Aliás, ela chega a dar dicas para outros estudantes. Sugere que as pessoas “respeitem seus limites” e principalmente que não se sintam culpados se em um ou outro dia não renderem o esperado.
Olhando para trás, para o período de preparação em 2020, ela lembra que contraiu Covid-19 em meados de março e abril, logo no início da pandemia, e que por causa disso perdeu um mês inteiro de estudos. Depois, não foi fácil voltar à rotina, mas ela conseguiu. “É como se um peso que carreguei durante o ano inteiro finalmente estivesse saindo de mim”, reflete.
Por fim, lembra que é essencial guardar um pouco de tempo para si. “Procuro me distrair com outras coisas também. Às vezes, muita informação acerca da prova acaba estressando. Então prefiro ler algo, ver um filme e aproveitar o tempo com as pessoas que eu gosto”, finaliza.
Em meio à preparação para o Enem 2020, Vitória Campos encontra tempo para se distrair
Arquivo Pessoal
Lá Vem o Enem 2020
Realizado pela Rede Paraíba, o Lá Vem o Enem é um projeto regional de preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, em parceria com a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
Neste segundo ano, as TVs Cabo Branco e Paraíba, a CBN Paraíba, o G1 Paraíba e o Jornal da Paraíba estão produzindo conteúdos cross media que informam os candidatos, além de abrir espaço para que professores possam compartilhar assuntos que podem cair nas avaliações que selecionam alunos para as universidades e faculdades brasileiras.
Na TV, o Lá Vem o Enem tem um quadro semanal no Bom Dia Paraíba, apresentado pelo repórter Ítalo Di Lucena às segundas-feiras. No mesmo dia, o jornalista ainda conduz uma coluna nos programas CBN João Pessoa e CBN Campina, além do podcast Lá Vem o Enem.
No G1, o projeto conta com uma editoria especial com todas as informações sobre o Enem, videoaulas e simulados exclusivos, além da transmissão de um aulão preparatório, realizado nesse sábado (9).
VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2020