Geral

BC dos EUA mantém juros e programa de compra de títulos

Federal Reserve apontou que ritmo da recuperação econômica perdeu força nos últimos meses. O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) manteve sua taxa de juros estável entre zero e 0,25% nesta quarta-feira (27), e se comprometeu novamente a fazer o que puder nos próximos meses para sustentar uma recuperação econômica norte-americana ameaçada pela pandemia.
Em seu comunicado de decisão de política monetária divulgado após reunião de dois dias, o Fed se comprometeu ainda a dar continuidade ao seu programa de compra de títulos de ao menos US$ 120 bilhões ao mês, “até que haja progressos substanciais m direção às metas de emprego máximo e estabilidade de preços do Comitê”.
“A pandemia da Covid-19 está causando enormes dificuldades humanas e econômicas nos Estados Unidos e em todo o mundo”, disse o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do banco central, em que também apontou que o caminho da economia “vai depender significativamente do curso do vírus, incluindo o progresso na vacinação”.
De acordo com o órgão, a recuperação da atividade econômica e dos empregos perdeu ritmo nos últimos meses, com a fraqueza concentrada em setores mais afetados pela pandemia.
“A demanda mais fraca e as quedas anteriores nos preços do petróleo têm mantido em baixa a inflação ao consumidor. As condições financeiras em geral permanecem acomodativas, refletindo em parte medidas para apoiar a economia e o fluxo de crédito para as famílias e empresas”, diz a nota.
Assista as últimas notícias de economia