Geral

Casa desaba em rio e morador é levado pelas águas em Além Paraíba


O acidente ocorreu na noite desta sexta-feira (8), após fortes chuvas elevarem o nível do Rio Limoeiro que corta o município. Outras duas pessoas foram atingidas pelos escombros. Idoso morre após desabamento parcial de residência em Além Paraíba
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um idoso de 73 anos morreu após o desabamento parcial da casa em que morava no município de Além Paraíba, durante o fim da noite desta sexta-feira (8).
Segundo a Prefeitura da cidade, a residência ficava sobre o Rio Limoeiro, que sofreu uma elevação por conta de fortes chuvas que caíram sobre a cidade nesta sexta.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o idoso estava em um dos cômodos na parte de trás da casa, no momento do colapso e foi levado pelas águas, junto com a estrutura.
Outras duas pessoas, do sexo feminino e idades não divulgadas, foram resgatadas com ferimentos leves.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Obras realizaram as buscas pela vítima ainda na madrugada. O corpo foi encontrado por volta das 4h, quando emergiu nas proximidades da Usina Hidrelétrica Ilha dos Pombos.
Idoso morre após desabamento parcial de residência em Além Paraíba
Prefeitura de Além Paraíba/Divulgação
Uma equipe técnica da Prefeitura avaliará os danos no imóvel e as causas do desabamento, e o Instituto Médico Legal (IML) vai apontar a causa da morte do morador.
Elevação do rio
De acordo com a Prefeitura de Além Paraíba, o colapso parcial da residência pode ter sido consequência de um evento denominado “cabeça d’água”, quando uma chuva volumosa atingiu a cabeceira do Rio Limoeiro.
A Defesa Civil informou que choveu cerca de 40mm durante seis horas, entre a noite de sexta (8) e madrugada de sábado (9). Por volta das 22h50 de sexta-feira (8), o órgão publicou uma nota nas redes sociais alertando a população sobre o risco de transbordamento do Rio Limoeiro.
Nível do Rio Limoeiro subiu por conta das chuvas
Reprodução/Redes sociais
Segundo a Prefeitura, um sistema de alerta com carros de som foi acionado, avisando a população ribeirinha sobre um possível transbordamento do rio.
Além disso, os bairros comumente afetados por cheias foram vistoriados durante a madrugada, e a Secretaria de Saúde colocou ambulâncias em alerta e avisou o Hospital sobre possíveis ocorrências.
Apesar da elevação do nível do Rio Limoeiro, não houve transbordamento na cidade. Segundo a Defesa Civil, o nível estava abaixando gradativamente na manhã deste sábado (8).