Geral

Coronavírus: Secretário de Saúde de Cascavel pede cautela à população sobre anúncio de início da vacinação


Thiago Stefanello comemorou a previsão da vacinação com início na quarta-feira (14), mas pede que moradores continuem com as medidas sanitárias, pois apenas os grupos prioritários serão vacinados. Secretário de Saúde de Cascavel fala sobre vacinação na cidade
O secretário de Saúde de Cascavel, no oeste do Paraná, Thiago Daross Stefanello, disse que a previsão do Ministério da Saúde para o início da vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira (20) é de se comemorar, mesmo assim pediu que a população tome cuidado.
“O anúncio do ministro Eduardo Pazuello de que a vacinação contra a Covid-19 inicia na próxima quarta, dia 20, é motivo de grande comemoração por parte de todos nós. Mas também é motivo de cautela e de prudência, já que nesse primeiro momento não teremos vacinas para toda população”, disse.
Vacina contra Covid-19: uso emergencial será decidido no domingo por 5 diretores da Anvisa; entenda
Prefeitos dizem que Pazuello anunciou para a próxima quarta início da vacinação em todo o país
Coronavírus no Paraná: veja as principais notícias sobre a pandemia
De acordo com o secretário, ainda não há informações sobre quantas doses serão destinadas para Cascavel. A princípio, o plano pretende imunizar os profissionais da saúde, os idosos com mais de 75 anos e aqueles que têm mais de 60 anos e moram em asilos.
“Há uma previsão de que esse primeiro grupo, a nível de Brasil, tenha aproximadamente 29 milhões de pessoas. Nós temos uma previsão, nesse momento, de oito milhões de doses entre a vacina dos laboratórios Sinovac e do Astrazeneca. Precisamos saber quantas doses chegarão ao município de Cascavel.”
Vacina Covid-19 Paraná
Giuliano GomesPR Press
Vacinação
Conforme o Stefanello, uma estrutura está sendo montada no Centro de Eventos da cidade, onde será realizada a vacinação no local e por meio do sistema drive-thru.
“Estaremos aptos a realizar as vacinas a partir da segunda-feira. Desde que cheguem os frascos com os imunizantes com essa previsão para a próxima quarta, dia 20. Ao chegar, Cascavel estará pronta para efetuar. O importante é ressaltar que as pessoas não deverão procurar os locais sem as devidas orientações dos grupos de risco”, destacou.
O secretário pediu que a população tenha paciência e não busque pela vacina se não for dos grupos prioritários.
“Essas vacinas não terão indicação política, de classes sociais, de entidades, sindicatos ou qualquer outro tipo de solicitação. As vacinas seguirão à risca ao plano nacional de imunização, conforme ordem e critério do Ministério da Saúde. Por isso, precisamos da paciência de todos, da prudência de todos.”
Stefanello disse ainda que as medidas sanitárias precisam ser mantidas porque levará algum tempo para a vacinação gerar reflexo na sociedade, até que as pessoas deixem de transmitir o vírus.
“Nós estamos vencendo a pandemia da Covid-19 depois de muita luta e muito trabalho, mas sempre com muita fé e esperança, e com uma aposta na ciência.”
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.