Geral

Covid-19: Varginha define locais de vacinação e prevê 1º imunizado na cidade


Secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho, destaca que profissionais podem ser contratados de maneira emergencial para imunização. A Prefeitura de Varginha (MG) tem plano pronto para o início da vacinação contra a Covid-19. Caso a imunização tenha início na quarta-feira (20) no Brasil, como indicaram prefeitos após encontro com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o município se diz preparado para começar a vacinação. Varginha já tem até mesmo um primeiro vacinado previsto.
O início da vacinação no país ainda depende também da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão da Anvisa sai no domingo (17). No entanto, o Secretario Municipal de Saúde de Varginha, Luiz Carlos Coelho, destacou ao G1 que a cidade possui câmaras frias e seringas agulhadas necessárias para iniciar a vacinação.
“Temos as seringas agulhadas necessárias e 28 câmaras frias para as vacinas. Usaremos a unidade central de vacinas, na policlínica central, bem como outras 16 salas de vacinas das UBS [Unidades Básicas de Saúde]. Teremos uma sala de vacinas por quadrante que funcionará em horários diferenciados, a exemplo das unidades de gripe”, disse o secretário.
Secretário de Saúde de Varginha (MG), Luiz Carlos Coelho, destacou que cidade está pronta para iniciar vacinação contra Covid-19
Claudemir Camilo/EPTV
Luiz Carlos Coelho destacou que, em caso de necessidade, a prefeitura já tem proposta de edital para contratação emergencial de reserva de técnicos para as equipes de imunização. Ele também frisou que o mesmo edital dispõe sobre possível ampliação de pontos estratégicos de vacinação e itinerantes.
1ª imunização
O secretário de Saúde revelou ao G1 que foi feita uma indicação para que um idoso que acaba de completar 111 anos e vive em um asilo da cidade seja o primeiro vacinado.
“Na reunião da tarde de hoje [quinta-feira] com equipe técnica de imunizações, inclusive, a equipe propôs que ofereçamos ao Lar São Vicente para indicar o ‘Sr. Mudinho’ para ser o primeiro de Varginha a ser vacinado”, destacou o secretário, se referindo a José Ferreira, que fez aniversário no último domingo (10).
José Ferreira, de 111 anos, deve ser primeiro imunizado contra Covid-19 em Varginha, segundo secretário de Saúde
Divulgação
Mais cidades da região
O G1 entrou em contato com Pouso Alegre e Poços de Caldas para saber sobre o plano de vacinação, caso a imunização tenha início na próxima semana.
Pouso Alegre, segundo a assessoria da prefeitura, já possui uma programação para a imunização na cidade. A cidade informou que aguarda a quantidade de doses que serão recebidas para disponibilizar como será feita a imunização.
Em Poços de Caldas, a assessoria da prefeitura garantiu que já possui plano de vacinação e destacou que na segunda-feira (18) será feita uma reunião para definir locais de imunização. A administração municipal disse que aguarda a definição oficial da data em que as vacinas começam a ser aplicadas no Brasil.
VÍDEOS: Veja os vídeos mais assistidos do G1 Sul de Minas
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário