Geral

Dmae faz substituição de hidrômetros com mais de sete anos em Uberlândia


Trabalho é realizado por técnicos identificados com crachá, uniforme; Troca começou nos bairros Saraiva, Pampulha, Minas Gerais, Gramado e Cruzeiro do Sul. Dmae começa a substituir hidrômetros com mais de sete anos em Uberlândia
Dmae/Divulgação
Desde segunda-feira (11) o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) começou a substituição de hidrômetros de residências de Uberlândia. De acordo com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, cerca de 28 mil medidores serão trocados.
A substituição é feita anualmente e obedece as normas estipuladas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que indica que o equipamento deve ser verificado ou trocado em até sete anos. A troca já começou a ser realizada no bairros Saraiva, Pampulha, Minas Gerais, Gramado e Cruzeiro do Sul.
A troca do medidor é gratuita e os moradores receberão uma notificação junto à conta de água, avisando sobre o serviço. Contudo, o Dmae notificou, também, os moradores que estão com os hidrômetros irregulares, como obstrução por concreto, solda irregular, acúmulo de terra, arame ou cadeado. Nesses casos, os moradores tem até trinta dias, a partir da notificação, para regularizar o acesso ao medidor, com risco de multa e possível suspensão do atendimento. Após a regularização, o Dmae poderá realizar a substituição.
No ano passado, o Departamento realizou a troca de mais de 14 mil medidores. Já em 2019, foram substituídos mais de 26 mil hidrômetros.
O trabalho está sendo realizado por técnicos do Dmae, identificados com crachá, uniforme e veículo (motocicleta) da autarquia. Caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o setor de hidrometria pelo número 3228-7761.