Geral

Homem tenta capturar jiboia e é picado na mão em Boa Vista; veja vídeo


Caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (28) em uma peixaria, no bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista. Homem tenta capturar jiboia e é picado na mão
Um homem foi picado na mão, após tentar capturar uma cobra da espécie jiboia de 1,20 metro na peixaria onde trabalha, na manhã desta segunda-feira (28) no bairro Mecejana, zona Oeste de Boa Vista. (Veja o vídeo).
As imagens mostram uma grupo de pessoas tentando imobilizar a jiboia com um pedaço de madeira e o homem tentando segurar a cobra pela cabeça, até que o animal ‘dar o bote’ e pica a mão da vítima.
O homem em seguida, tenta segurar o animal novamente e o coloca dentro de um saco, até a chegada do Corpo de Bombeiros.
De acordo com os bombeiros, o homem de nacionalidade venezuelana, teve apenas uma escoriação no dedo anelar. Por não se tratar de uma cobra venenosa, ele então foi orientado pela equipe a lavar o ferimento e procurar um Posto de Saúde para realizar curativo na picada e passar por avaliação médica.
O animal foi avaliado pelos bombeiros e após verificar que não apresentava nenhum ferimento, a jiboia foi levada pela equipe até seu habitat e devolvida à natureza.
Jiboia foi devolvida à natureza após ser capturada em banca de peixe em Boa Vista, RR
Ascom Corpo de Bombeiros/Divulgação
Conforme explicado pelo pesquisador ecólogo da Universidade Federal de Roraima, Whaldener Endo, embora as jiboias não sejam animais peçonhentos as mordidas são doloridas que provocam inchaços e infecções nas áreas afetadas.
“As jiboias são serpentes de grande porte e podem chegar até três metros de comprimento. Da mesma forma que as sucuris, podem infringir mordidas dolorosas e provocar feridas”, disse o pesquisador.
Ainda de acordo com Endo, as jiboias podem ser encontradas em ambientes naturais, como áreas de florestas e lavrados.