Geral

Prefeitura de Divinópolis anuncia decreto que determina a volta do funcionamento de academias e afins


Atividades não podiam funcionar desde que o município regrediu para a Onda Vermelha do ‘Minas Consciente’, no último sábado (2). Prefeitura de Divinópolis anuncia decreto que determina a volta do funcionamento de academias e afins
Aline Fonseca/G1
A Prefeitura de Divinópolis anunciou a publicação de um novo decreto que inclui academias de musculação, ginástica, pilates, natação, hidroginástica, artes marciais e todo tipo de esportes, na lista de serviços que podem funcionar a partir desta terça-feira (5). O anúncio foi feito pelo prefeito Gleidson Azevedo (PSC) durante coletiva de imprensa, na tarde desta segunda (4).
Boletim aponta 5 novas mortes e Divinópolis passa de 100 vítimas da Covid-19
Estas atividades tinham sido suspensas desde sábado (2), quando o município regrediu para a Onda Vermelha do programa estadual “Minas Consciente”.
O decreto nº 41.100 altera dispositivos determinados em documento anterior, nº 14.094. Além da inclusão das atividades esportivas, o decreto também altera o inciso I do artigo 3º. O texto passa a vigorar da seguinte forma:
O atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em shoppings centers, galerias e estabelecimentos congêneres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, clubes de serviços sociais e de lazer, autoescolas, casas noturnas, casas de shows e espetáculos de qualquer natureza, boates, danceterias, salões de dança, bares e similares, casas de festas e eventos, cinemas e teatros, parque de diversões e parques temáticos.
Texto do decreto foi divulgado em rede social da Prefeitura
Reprodução/Instagram
Coletiva
Durante todo o dia, Gleidson se reuniu com comerciantes, representantes do transporte público e líderes religiosos, para definir se mantém as restrições ou recua em alguns setores.
Algumas mudanças, como a reabertura do comércio, depende das análises semanais que são feitas pelo Comitê Estadual de combate à Covid-19. Com estes resultados, a nova gestão da Prefeitura decidirá se o comércio será reaberto ou não a partir da próxima quinta-feira (7).
Neste momento, Divinópolis está na fase Amarela pela determinação da microrregião e na Onda Vermelha pela macrorregião. Caso as ondas indicadas para as macro e microrregiões sejam diferentes, caberá a cada prefeito de cada cidade optar por qual das duas recomendações seguir. As informações são divulgadas semanalmente no site do “Minas Consciente”.
Gleidson afirmou que caso a situação se mantenha até a próxima quarta-feira (6), a decisão deve ser de Divinópolis avançar para a Onda Amarela.
Em relação às igrejas, os cultos e missas poderão ser retomados desde que respeitado o espaço de 4 m² por fiel; o número total então depende do espaço disponível dos templos.
Já o transporte público, Gleidson afirmou que conseguiu junto ao consócio Transoeste, empresa responsável pelo transporte público do município, o aumento de 31 ônibus na frota. Estes veículos passarão a circular a partir do momento em que o retorno do comércio for autorizado.