Geral

Provas do Encceja serão aplicadas em 46 escolas da PB; inscrições começam nesta segunda-feira


Uma equipe da Rede Estadual de Ensino viabiliza a organização e aplicação das provas em todo o estado. Encceja, exame em busca de certificação de ensino
Rede Globo/Reprodução
As provas da edição 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas em 46 escolas da Paraíba, nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Sousa, no dia 25 de abril de 2021. Uma equipe da Rede Estadual de Ensino viabiliza a organização e aplicação das provas em todo o estado. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (11), no site do Inep.
O Encceja é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e desejam obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Para o Ensino Fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Para o Ensino Médio, no mínimo 18 anos completos.
O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. No Ensino Fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia. Já no ensino médio as áreas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
O local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no endereço, em data a ser divulgada pelo Inep.
Vídeos mais assistidos do G1 Paraíba