Geral

Santa Bárbara d’Oeste promove campanha doação de sangue na terça-feira


Primeira campanha do ano acontece no Lions Clube Centro das 9h às 12h. Doação de sangue ocorre na terça-feira
Comunicação/Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste (SP) promove a primeira campanha de doação de sangue do ano nesta terça-feira (12) no Lions Clube Centro. A ação é feita por meio da Secretaria de Saúde e Hemocentro da Unicamp e acontece das 9h às 12h.
De acordo com a prefeitura, houve uma redução de 8% nas doações devido à pandemia do novo coronavírus. Nas seis Campanhas de Doação de Sangue feitas em 2020 foram 427 doadores, sendo que 117 doaram pela primeira vez. Ao todo, foram coletadas 321 bolsas de sangue e realizados 114 cadastros para doação de medula óssea.
Para ser um doador de sangue é preciso ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.
O Lions Clube Centro fica na Rua dos Antúrios, 96, no Jardim Dulce.
Calendário de doação de sangue de 2021
12 de janeiro
2 de março
4 de maio
6 de julho
14 de setembro
9 de novembro
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba