Geral

Secretaria de Saúde investiga nove possíveis casos de reinfecção por Covid-19 em Goiás


Ministério da Saúde estabeleceu protocolo para análise de possíveis casos de reinfecção, que deve ser seguido pelos estados. Em agosto do ano passado, a pasta investigava seis casos. Casos de reinfecção do coronavírus são investigados pela Secretaria de Saúde de Goiás
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) investiga casos de reinfecção por Covid-19 em nove pessoas em Goiás. Estes moradores foram diagnosticados com o vírus, fizeram tratamento e se curaram, mas apresentaram resultado positivo em novo teste.
Para possíveis casos de reinfecção, o Ministério da Saúde estipulou critérios a serem analisados. O protocolo estabelece o intervalo mínimo de 90 adias entre a primeira contaminação confirmada pelo teste RT-PCR e o segundo teste positivo. É necessário fazer uma comparação entre as duas amostras dos vírus coletadas nos dois exames.
“Não são todos os casos que a gente consegue essas amostras. Temos casos de pessoas que fizeram coleta em laboratório particular. A gente já fez o pedido e aguardamos as amostras para remeter ao laboratório de referência”, explica a Superintende em Saúde da SES, Flúvia Amorim.
A superintendente explica ainda que essa análise não tem data para ficar pronta. Esta análise que comprova a reinfecção não é feita em Goiás. A SES tem que mandar os dados para laboratórios de São Paulo ou do Rio de Janeiro.
O infectologista Marcelo Daher reforça que as pessoas que já tiveram infecção pelo coronavírus devem continuar seguindo os protocolos de segurança.
“Tem casos de pessoas que tiveram sintomas leves na primeira vez, mas sintomas graves na segundo contágio. Isso que preocupa. A pessoa acha que está protegida e não está”, pondera o médico.
Em agosto do ano passado, a SES já investigava seis casos de reinfecção em trabalhadores da área de saúde. Àquela época, os servidores relataram ter sentido sintomas leves, como da primeira infecção. Contudo, os pacientes foram tratados como novos casos e ficaram isolados por 14 dias.
Goiás tem 317.024 casos confirmados e 6.964 mortes por coronavírus até este sábado. Foram 27 novos casos confirmados e 18 mortes registrados nas últimas 24h.
Secretaria de Saúde realiza 6° semana de testagem para coronavírus na região Sul de Goiânia, Goiás.
Prefeitura de Goiânia/Divulgação
VÍDEOS: Coronavírus em Goiás