Geral

Universidades de Garanhuns se preparam para armazenar vacinas contra a Covid-19


Campi possuem refrigeradores capazes de atingir uma temperatura de -86º; vacina da Pfizer/BioNTech, por exemplo, precisa de -70º para o armazenamento correto. Universidades de Garanhuns se preparam para armazenar vacinas contra a Covid-19
TV Asa Branca/Reprodução
A Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE), ambas em Garanhuns, no Agreste Pernambucano, estão se preparando para armazenar as vacinas da Pfizer/BioNTech, caso o imunizante seja aplicado no Brasil.
Os campi possuem ultra refrigeradores necessários para o armazenamento das vacinas, que precisam de uma refrigeração de -70º. No total, são três refrigeradores, sendo dois na UFAPE e um na UPE.
O ultra freezer da UPE foi instalado no período da pandemia. Como as aulas estavam suspensas, eles não foram utilizados até o momento, o que os deixa com a capacidade de 480 litros livre para o armazenamento.
“A Pfzier distribui as vacinas em bandejas com cerca de 1 mil doses. Então, fazendo uma estimativa do espaço do freezer, temos uma capacidade de armazenagem de 112 mil doses”, disse Vladimir Silveira, coordenador dos laboratórios da UPE Multicampi.
Duas universidades se preparam para o armazenamento de vacinas em Garanhuns
Mutação do Coronavírus
A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelas farmacêuticas americana Pfizer e alemã BioNTech mostrou eficácia na prevenção às mutações do coronavírus altamente transmissíveis descobertas no Reino Unido e na África do Sul, segundo um estudo clínico conduzido pela Pfizer e pela University of Texas Medical Branch.
O estudo foi realizado com sangue colhido de pessoas que receberam a vacina. As conclusões são limitadas porque não analisam o conjunto completo de mutações encontradas em qualquer uma das novas variantes do vírus que se espalham rapidamente.
O cientista da Pfizer Phil Dormitzer afirmou que o imunizante da empresa se mostrou eficaz contra a mutação N501Y e as outras 15 variantes testadas anteriormente.